sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Xamanismo


O Xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior. Sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais, Sol, Lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas e assim por diante. Pode-se considerar o Xamanismo como a verdadeira arte de viver.


Ao observarem o ciclo da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs puderam perceber sua onexão com o todo.
Desta forma, se abriram para o aprendizado daquilo que realmente somos e tornaram-se capazes de elevar a consciência e se relacionar com outras realidades e dimensões, assim como manter plena e perfeita harmonia com a natureza, possibilitando a total integração de seus corpos físico, menta, emocional e espiritual.

A prática do Xamanismo utiliza-se com: Ervas, direções sagradas, rituais, jornadas Xamânicas, contato com a natureza, seres espirituais, ritmos, danças e movimentos corporais, elementos da natureza, cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, entre outras coisas. Atualmente, está havendo um resgate dos conhecimentos do Xamanismo afim de aplicá-los no dia a dia, buscando elevar a consciência e alcançar novamente o equilíbrio.


O Camanismo tem como objetivos básicos: Reconectar o ser com sua sabedoria interior, conexão com a multidimensionalidade do ser humano, ancoragem do poder pessoal, conexão com seres espirituais, limpeza dos corpos físico e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonyzação plena do ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter-relação com a natureza e com o planeta a que pertence, ativação das habilidades de coragem, força e sabedoria para lidar com questões generalizadas, curas e prevenção de distúrbios e doenças.

O conceito básico da cura Xamânica é que "Ninguém cura o outro. A cura está dentro de cada um". Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza...

A era de ouro reconhece as xoisas vivas de um ponto de vista que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação de sua força de trabalho: a Natureza. "Cada criatura existente manifesta um aspecto da inteligência e poder do Grande e Eterno criador".

Quem pratica a Magia certamente já se deparou com o Xamanismo e com a cultura Celta. Mas provavelmente nunca os colocou juntos numa mesma frase, porque aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra.



O escritor e pesquisador John Matthews, também pensava assim, até que suas pesquisas o levaram a desenterrar a ponte enre essas duas tradições.

"O Xamanismo Celta se perdeu por volta do século 6 d.C, provavelmente pelo advento do cristianismo, numa época em que tudo q ue era relacionado ao paganismo estava desaparecendo ou tendo que se esconder". Matthews sustenta, no entanto, que muitos dos primeiros exploradores cristãos eram xamãs, apesar de não se chamarem assim. O Xamanismo Celta entrou então na clandestinidade, ressurgindo séculos mais tarde em práticas espirituais como o Witchcraft ou Bruxaria.

O Xamanismo é a prática espiritual mais antiga. "Numa certa época, era praticado no mundo inteiro", afirma John.

"E quase todas as religiões tem elementos xamânicos, ainda que estes não apareçam com frequência". O principal destes elementos que definem o Xamanismo é a crença de que tudo é sagrado e divino.
"O xamã se torna uno com a natureza, com o planeta, e se comunica com os espíritos dos animais e de todas as coisas que crescem". E isto, diz Matthews, é a linha mestra de todo o xamanismo, seja ele norte americano, siberiano, brasileiro, celta, etc... É o que ele chama de "Core Shamanism", as principais práticas que estão presentes no Xamanismo de qualquer cultura. E o centro do trabalho do xamã é a jornada.

Os toques de tambor transportam o "viajante" a um transe onde ele encontrará seus animais de poder, guias e espíritos, que o levarão ao que é preciso ver, descobrir ou curar. É uma jornada para dentro, mas não exclusivamente interior. Acesso a um mundo espiritual que também está fora de nós, ainda que o vejamos sob o filtro da nossa própria história...

Twitter Facebook More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons