sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fakes Pré-Photoshop

Um fake é uma montagem, ou não, de algo polêmico ou escandaloso. Geralmente vem auxíliado com recursos gráficos, como fotos ou vídeos. Hoje em dia, devido ao uso do Photoshop, surgem várias imagens modificadas, e às vezes só especialistas conseguem destinguir o que é original e o que é falso.Vou postar uma seleção de fotos que enganaram muita gente no passado. Na era onde ainda não existia o Photoshop. Lá vão:


Serpente do Mar:


Encontrada na praia de Ballard, Washington, em 1906. Era só um tronco de árvore, mas enganou muita gente na época.
Homem-Gorila Venezuelano ou Macaco de Loys :
O geologista suiço François de Loys dizia ter encontrado e matado em “meio-homem, meio-macaco” na Venezuela, em 1920.


“Silent City”:
Feita em 1885, seu fotógrafo alegou estar tirando fotos de uma geleira no Alaska, quando fotografou uma região com névoa. Após revelar a foto ele percebeu que havia uma cidade escondida na névoa, que ele chamou de “Silent City” (será que Silent Hill é uma homenagem?). Além de vender milhares de cópias da foto, excursões foram montadas para procurar a cidade. Na verdade a foto é a cidade de Bristol, na Inglaterra, em uma superposição.

Monstro do Lago Ness:Essa é clássica. Foto feita por um médico britânico em 1934, espalhou-se pelo mundo. É provavelmente a mais famosa foto-falsa do mundo. Apenas em 1994 descobriu-se a farsa. O “monstro” é um brinquedo submarino com cabeça de serpente.
Pé-Grande:
Parte da filmagem feita pela dupla Patterson/Gimlin na Califórnia em 1967, mostra o que seria feita uma fêmea pé-grande caminhando próximo a um rio. Dizem que quem “fez” a criatura seria John Chambers, que trabalhou na criação dos macacos do filme Planeta dos Macacos (também de 1967).

Twitter Facebook More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons