quinta-feira, 3 de março de 2011

The Jersey Devil




O Diabo de Jersey é uma criatura criptozoológica que habita Pine Barrens, ao sudeste de Nova Jersey, EUA.
É descrito como um ser como um bípede com asas de morcego e patas de cavalo, e um rosto que parece um cavalo ou um alce. Também possui um grito de gelar o sangue, quase parecido com o de uma mulher agonizando.

A história do Diabo de Jersey (Também conhecido como Demônio de Jersey ou Demônio de Leeds) tem muitas versões. A mais conhecida delas remete à lenda de Mother Leeds.

Dizem que Mother Leeds (Mãe Leeds), ao dar à luz ao 12o filho, disse que se ficasse grávida novamente, de um 13o filho, ele seria o diabo.
Dito e feito, Leeds engravidou do seu filho de número 13. E em 1735, uma noite tempestuosa, a criança nasceu. A família e amigos assistiram ao parto e a criança parecia ter nascido completamente normal. Mas subitamente ela começou a transformar-se numa criatura horrenda. Soltando terríveis grunhidos, o ser matou Mother Leeds e fugiu voando pela janela, aterrorizando a família e, brevemente, toda a cidade.





Suposta onde a criança nasceu

Anos mais tarde, descobriu-se que Mother Leeds chamava-se Deborah Leeds, e que seu marido, Japhet Leeds, colocou os doze filhos em seu testamento, criado em 1736, um ano após o suposto nascimento da criatura. Coincidência maior foi o fato de que os Leeds moravam na atual Atlantic County (Antigo Leeds Point), área considerada pela maioria dos estudiosos como o berço da lenda.

1. Aparições

Os avistamentos do Demônio de Jersey começaram em 1778, quando o Comodoro Stephen Decatur visitou uma fábrica de ferro para balas de canhão. Ele conta que enquanto testavam as balas, uma estranha criatura albina passou voando sobre a fábrica.
Usando um dos canhões, Decatur atingiu a criatura na asa, mas ela continuou a voar e desapareceu.

Em 1820, Joseph Bonaparte, irmão de Napoleão, também viu uma criatura voando enquanto caçava em Bordentown, Nova Jersey.

Relatos de ataques da criatura começaram em 1840, quando algumas pessoas foram encontradas mortas em Nova Jersey. Em 1841, ataques semelhantes foram relatados.

Mas em 1873 e 1887 foi que o Diabo de Jersey fez uma de suas aparições públicas. Para várias pessoas de Bridgeton. Durante o inverno várias testemunhas informaram terem visto uma criatura voando e próxima de uma casa. Logo após o fato ela foi vista numa floresta próxima, mas logo sumiu.

No entanto, em Janeiro de 1909 foi quando ocorreram uma visão em massa do Demônio. Na semana de 16 a 23 do mesmo mês, a criatura foi vista várias vezes e comentada nos jornáis do país!

16 de Janeiro - Uma criatura é vista voando sobre Woodbury

17 de Janeiro - Pessoas encontram pegadas estranhas na neve, após uma noite cheia de barulhos misteriosos em Bristol, Pensilvânia.

18 de Janeiro - As mesmas pegadas são vistas em Burlington, mas ao mesmo tempo outras pegadas são encontradas em cidades diferentes.

19 de Janeiro - Nelson Evans e sua esposa afirmaram ver o Demônio de Jersey do lado de fora de sua janela, uma madrugada em Gloucester.

Descrição feita por Nelson Evans: “A criatura deveria ter quase 1,07 de altura, com uma cabeça parecida com a de um collie (Raça de cachorro) e o rosto como o de um cavalo. Tinha um pescoço muito longo e asas de até 60cm de comprimento, e suas pernas traseiras eram tortas e com cascos de cavalos. Andava sobre as patas traseiras e possuía duas pequenas patas dianteiras, com garras. Não usou muito as patas dianteiras enquanto nós espiávamos. Minha esposa e eu estávamos assustados, eu te digo, mas eu consegui ir até a janela e gritar para que fosse embora. Aquilo se virou, rosnou para mim, e saiu voando.”

Mais pegadas foram encontradas no dia seguinte.

20 de Janeiro - Um grupo de pessoas dispostas à caçar a criatura se formou em Haddonfield e Collingswood. Supostamente eles viram o Demônio de Jersey voar sobre Moorestown, onde mais duas pessoas disseram tê-la avistado.

21 de Janeiro - A criatura “atacou” um bonde em Haddon Heights, mas fugiu. Os bondes da cidade foram reforçados com guardas para evitar novas aparições da criatura. No mesmo dia ela foi vista voando por diversas cidades, e em todas pessoas tentaram atacá-la, mas sem sucesso.

22 de Janeiro - Ao último dia dos avistamentos, as cidades estavam em pânico, fechando escolas e o comércio.

Após este surto de 1909, o Diabo de Jersey foi visto muitas outras vezes na área, muitas vezes voando por cima das árvores.

Sua última aparição foi em 2008, quando um homem viu a criatura no telhado de um celeiro.

Céticos acreditam ser apenas uma lenda dos colonizadores, por causa de áreas inalcançáveis para algumas pessoas, como florestas densas. Locais também usados por fugitivos e traidores. Uma forma de evitar que crianças fossem aos bosques.

Dizem também que talvez a visão de grandes ursos e outros animais podem ter gerado a criação da lenda do Demônio de Jersey.

Mokele-Mbembe


Mokele-Mbembe (Mokèlé-mbèmbé - que significa "aquele que interrompe o fluxo dos rios") é uma estranha criatura que dizem viver no rio Congo (O maior rio da África oeste). É uma das criaturas mais vistas no ramo da Criptozoologia (mesmo que o seu "eu verdadeiro" não seja visto). Os moradores da região do Congo, alguns lagos próximos e de Camarões, relatam constantemente ver a misteriosa criatura.

1. Descrição

A aparência do Mokele-Mbembe varia muito, como toda boa criatura criptozoológica. Dizem que o Mokele é herbívoro, e tem aproximadamente o tamanho entre um elefante pequeno e um hipopótamo grande. Possui um pescoço longo, cauda longa, e cabeça pequena (Bem semelhante aos extintos dinossauros pescoçudos do grupo Saurópode como o Braquiossauro, só que uma versão miniatura), tem preferência por águas profundas, e sua cor é cinza ou marrom.
Há também lendas que dizem que o Mokele não passa de um espírito que assombra as curvas dos rios.

O biólogo Roy Mackal - que já partiu em busca do Mokele, sem sucesso - acredita que a criatura é um réptil, assemelhando-se com uma iguana ou um lagarto monitor. Embora seu tamanho (5 a 9 metros de comprimento) não seja em nada parecido com qualquer criatura existente. Roy Mackal também acredita que pode se tratar de um dinossauro saurópode pequeno.

Iguana

Lagarto Monitor
Dinossauros Saurópodes

2. Aparições

As aparições do Mokele começaram a ser relatadas juntamente com as expedições feitas à África por colonizadores. Moradores locais já diziam ver a tal criatura em detalhes, mas só após a chegada dos europeus é que a lenda começou a se espalhar, ganhando a fama criptozoológica.
Temos, por exemplo, o relato do capitão Freiherr von Stein zu Lausnitz, que em 1913, enquanto implantava colônias alemães no atual Camarões, escreveu em seu diário a descrição de uma criatura que seus guias disseram ver:
"O animal é descrito como sendo de uma cor cinza-amarronzado, com pele lisa, o tamanho é quase que o de um elefante, ou pelo menos o de um hipopótamo. Dizem que tem um pescoço longo e flexível, e apenas um dente, mas bem longo; alguns dizem que é um chifre. Poucos falaram sobre a longa e musculosa cauda, parecida com a de um crocodilo. Contam que as canoas que se aproximam estão condenadas; o animal ataca as embarcações de uma vez e mata a tripulação, mas não come os corpos. A criatura vive em cavernas que foram lavadas pela água do rio, levando a argila de sua costa e deixando pontas afiadas. Dizem que sobre a costa uma vez por dia em busca de comida; sua dieta é totalmente de vegetais. Essa característica discorda da possível explicação de que seria um mito. A planta preferida me foi mostrada, é um tipo de "liana" com grandes flores brancas, com frutas leitosas e semelhantes à maçãs. No Rio Ssombo, me mostraram um caminho que diziam ter sido feito pelo animal quando este foi buscar comida. O caminho estava fresco e havia plantas, como a que foi descrita, por perto. Mas como há muitas trilhas feitas por elefantes, hipopótamos e outros grandes mamíferos, é impossível fazer uma análise particular com qualquer certeza."
No total, mais de 20 expedições foram feitas para encontrar o ser, no entando, a maioria delas foi um fracasso completo, mas algumas relataram com sucesso encontrar pegadas, ouvir sons e até mesmo ter avistado a criatura de longe (A maioria dessas aparições não contavam com a presença de câmeras, apenas uma expedição japonesa, de 1988, jura ter filmado o monstro, mas esta filmagem já foi considerada fraude oficialmente.)

A "busca" mais recente ao Mokele-Mbembe foi em 2009, quando a equipe do programaMonsterQuest (do canal The History Channel - Terças e Sábados, às 21hrs) foi à África tentar encontrar a criatura. O Mokele não foi oficialmente achado, mas a equipe encontrou uma caverna propícia para a moradia de tal criatura, e filmaram estranhas formas serpenteantes na água, como se algo grande e longo nadasse sob ela.

3. Fotos

Existem pouquíssimas fotos do Mokele-Mbembe propriamente dito, além de fotos de pegadas:


Foto comprovada falsa - pelo que dizem





Mas, como sempre, suspeita-se abertamente das fotos. Apenas as das pegadas chegam próximas de serem plausíveis, mas sem nada confirmado.
Haveria mesmo um fóssil vivo na África?(Mais um, aliás, lembrem-se do Kongamoto), se sim...Haveria mais de um?
Lembrando que boa parte da floresta do Congo (e de muitas outras na África) são inexploradas pelo homem ainda, ou seja, é impossível saber o que se esconde por entre as árvores, dentro de cavernas escuras, ou na parte mais profunda do Rio Congo.

Twitter Facebook More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons